Fale conosco

Imunologia e Alergia

As mudanças radicais na morbi-mortalidade infantil sugerem que a prevenção das doenças e agravos não transmissíveis deva começar na infância, ou antes, mas evidências de estratégias eficazes de prevenção ainda são escassas ou desapontadoras. Vários estudos epidemiológicos mostraram que as doenças alérgicas e imunodeficiências primárias predominam na faixa etária pediátrica. Desta forma, a prevenção primária destas condições continua um desafio para a Medicina, sobretudo para a Pediatria.

A Divisão de Imunologia e Alergia Pediátrica do Departamento de Puericultura e Pediatria da FMRP-USP foi criado em 2008 e vem realizando importantes atividades nas esferas da graduação, residência médica, pós-graduação, pesquisa, assistência e inserção internacional.

Com relação à graduação, os alunos dos 4º e 6º anos do Curso de Medicina da FMRP-USP frequentam o Ambulatório de Imunologia Pediátrica, como parte de sua grade curricular, no qual recebem treinamento no atendimento de crianças e adolescentes com as mais variadas doenças alérgicas. A Divisão também oferece oportunidade para alunos interessados em participar de projetos de pesquisa, incentivando a realização de iniciação científica ou monitoria.

A Divisão oferece residência médica na área de Imunologia e Alergia Pediátrica, com duração de 2 anos. Dispõe de 4 vagas credenciadas pelo MEC para residência e oferece mais 2 vagas para estágio de complementação especializada, totalizando 6 médicos para o primeiro ano e 6 médicos para o segundo ano. Ao final do segundo ano de residência ou estágio de complementação especializada, o médico estará apto a se inscrever para a prova de certificação em Alergia e Imunologia Pediátrica, realizada pela AMB/SBP e/ou para a prova de título de especialista em Alergia e Imunologia, realizada pela ASBAI. Além disso, os médicos residentes são estimulados a apresentar trabalhos em eventos científicos e a participar de projetos de pesquisa na especialidade.

No tocante à pós-graduação (Strictu Sensu), a Divisão de Imunologia e Alergia Pediátrica oferece oportunidade para realização de Mestrado, Doutorado e Doutorado Direto. Neste sentido, a Divisão já colaborou ativamente na formação de vários Mestres e Doutores, sendo que alguns atuam como docentes em outras instituições pertencentes a diferentes estados.

A Divisão desenvolve projetos de pesquisa, que se encontram inseridos nas linhas dos Erros Inatos da Imunidade e Doenças Alérgicas, com colaboração em vários projetos multicêntricos nacionais e internacionais.

No campo da assistência, a Divisão apresenta várias atividades em enfermaria e em ambulatórios nos diferentes campos da Imunologia e Alergia, bem como em áreas de interface com a especialidade, como Dermatologia, Autoimunidade/Reumatologia, Otorrinolaringologia, Genética, Moléstias Infecciosas e Pneumologia. Nestes locais ocorrem atendimentos de grande número de pacientes, focando o diagnóstico, tratamento e prevenção de doenças crônicas, que podem afetar o sistema imunológico. A Divisão também promove campanhas educativas para o público em geral, como a Semana Mundial das Imunodeficiências, Dia Mundial da Asma, entre outros. Para a disseminação destas informações educativas, a Divisão possui um site próprio (imunoped.fmrp.usp.br), com área para profissionais da saúde e para pacientes, e nas redes sociais tem uma conta no instagram (@imunoalergo.usprp).

Com relação à inserção internacional, a Divisão de Imunologia e Alergia Pediátrica da FMRP-USP participa como Centro de Excelência da Jeffrey Modell Foundation e da World Allergy Organization.